quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

A MILITÂNCIA TACANHA DA FOLHA DE SÃO PAULO

Por: Odilon de Mattos Filho
Na maioria dos nossos textos aqui publicados, procuramos fazer contrapontos e/ou críticas ao comportamento desprezível da grande imprensa brasileira no que concerne, especialmente, às matérias políticas, não à toa, o nosso Blog chama-se Mídia & Política.

Nos textos procuramos mostrar, malgrado seja cristalino, que a imprensa nada mais faz, do que reproduzir o que os seus patrões mandam, ou seja, os seus jornais e telejornais são meras caixas de ressonâncias na defesa dos interesses do grande capital financeiro e das elites do país. Trocando em miúdos, a imprensa brasileira é parcial, tem lado e é ativista política, partidária e ideológicamente. 

Não é novidade para ninguém que a imprensa brasileira e a burguesia tupiniquim, esperavam um fracasso retumbante do primeiro governo de Lula, afinal, como se dizia, tratava-se de um “presidente semianalfabeto, torneiro mecânico e nordestino”, portanto, sem qualquer preparo para governar o Brasil. No entanto, veio a surpresa e Lula começou a realizar a grande transformação social no país, em especial na educação, fato que, simplesmente, enlouqueceu a burguesia. “A Casa Grande surta quando a Senzala aprende a ler”. Lembram-se dessa frase nas redes sociais? 

A propósito, este preconceito é narrado pelo próprio Lula quando de um encontro com Otávio Frias Filho um dos donos do jornal Folha de São Paulo. Diz o Lula: "Uma vez eu estava almoçando na Folha de S.Paulo e o diretor perguntou para mim: Escuta aqui, candidato, o senhor fala inglês? Eu disse não. Como é que você quer governar o Brasil se não fala inglês? Eu falei: Mas eu vou arrumar um tradutor. Mas assim não é possível. O Brasil precisa ter um presidente que fala inglês. E eu perguntei para ele: Alguém já perguntou se o Bill Clinton fala português?1”. 

Pois bem, com o sucesso do primeiro mandato de Lula e antes de encerrá-lo, começaram os ataques ao seu governo e ao Partido dos Trabalhadores para tentar impedir a reeleição de Lula. Entra em cena pela primeira vez no Brasil a utilização da “guerra híbrida” com a decisiva participação do Sistema Judiciário e a utilização de uma poderosa arma conhecida como Lawfare, uma modalidade de guerra silenciosa e mais devastadora do que as guerras convencionais. Assim, explode a primeira de tantas batalhas política/midiática/judicial contra o PT, o chamado “Mensalão” que abriu as portas para outros ataques que  conhecemos muito bem, como por exemplo, a tentativa de anular a eleição de 2014, o impedimento da presidenta Dilma, a criminalização do PT, a condenação do presidente Lula que, aliás, o processo do Tríplex teve início com uma falsa e premeditada matéria do jornal “O Globo” e por fim, a eleição do genocida Bolsonaro que teve todo o apoio da mídia brasileira. 

Sabemos que são recorrentes e escancarados os ataques da imprensa ao presidente Lula e ao PT, e quando tem que falar bem ou elogiá-los os Redatores se desdobram num esforço descomunal para esconder ou não mencionar o nome do PT ou de Lula. Um exemplo dessa implacável persecução midiática aconteceu no dia 23/12/2020 quando o jornal Folha de São Paulo enaltecendo a entrada dos negros nas faculdades na última década, teve o desplante de trazer a seguinte manchete: “Década colocou os negros na Faculdade, e não (só) para fazer faxina”. O objetivo do redator foi, claramente, omitir o nome do PT e de Lula pelas importantes políticas na área de educação, como a Lei de Cotas, Novo Enem, SiSU , Prouni, Fies, etc. 

Mas essa manchete não demorou muito foi, devidamente, execrada nas redes sociais. O ex-governador do RS Tarso Genro escreveu: “Lula, eu, Haddad, Paim, Mercadante e os (as) petistas de todas as galáxias, que construímos esta revolução, agradecemos a manchete da Folha. Só que década não é sujeito. Vocês já viram década fazendo alguma coisa? Nela transcorre alguma coisa que alguém faz. Ou não2”. 

O ex-ministro da Educação, Fernando Haddad assim se manifestou: “Pois é, a expansão das federais (Reuni), Fies s/fiador, criação dos Institutos Federais, Novo Enem, SiSU, Lei de Cotas etc. , tudo isso foi a Década que fez. Os governos da época e o movimento negro estavam na arquibancada assistindo a Década trabalhar3”. 

O Rapper Emicida, por sua vez, esculachou: “...É triste que a imprensa brasileira esteja em um lodo tão profundo, que tenha que elaborar uma manchete tão constrangedora quanto “década” colocou negros na faculdade, etc., como se os agentes dessa mudança não fossem os intelectuais do movimento negro junto a partidos de esquerda... Ao inviabilizar os sujeitos dessa 'ocupação', o jornal firma compromisso com a manutenção do racismo brasileiro e mantém o negro como objeto, sem a capacidade de ser sujeito da sua história. Ao apagar a esquerda, incorre numa militância tacanha que anda junto com os terraplanistas no recreio. Esse simplismo favorece a demonização dos movimentos populares de esquerda e limita a possibilidade de mobilização, a serem legítimos apenas quando de centro e direita. Algo perigosíssimo para a democracia, sobretudo hoje. Se não conhece o perigo é bom conhecer...4”. 

Aqui está uma prova cabal de que a ética foi mandada as favas pelos barões da mídia o que vale é a defesa dos seus interesses financeiros que coadunam com interesses do grande capital privado. E esse ódio ao PT e ao Lula nada mais é do que a tradução do ódio de classe. Se há um sentimento que tem animado o espírito político conservador hoje no Brasil, este é o do antipetismo e o antilulismo e nenhum outro setor tem incorporado melhor este papel do que a imprensa brasileira que contaminou milhões de brasileiros. E essa atitude é extremamente danosa e perigosa, pois, como bem afirma o grande Al Hajj Malik Al-Habazz (Malcom X) “Se não estás prevenido ante os meios de comunicação, te farão amar o opressor e odiar o oprimido”. Ah! Por que o governo Lula não fez a regulamentação dos meios de comunicação?  





1 Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po2608201027.htm

2Fonte:https://www.brasil247.com/midia/folha-atribui-meritos-do-pt-a-decada-e-e-alvo-de-chacota-nas-redes

3Fonte:https://www.brasil247.com/midia/folha-atribui-meritos-do-pt-a-decada-e-e-alvo-de-chacota-nas-redes

4Fonte: https://www.brasil247.com/midia/emicida-enquadra-folha-e-sua-manchete-sobre-a-decada-que-colocou-negros-nas-universidades

 

0 comentários:

Postar um comentário