terça-feira, 29 de outubro de 2019

CALMA QUE O LEÃO É DESDENTADO !


Por: Odilon de Mattos Filho:

Foi postado no Twitter do presidente Bolsonaro e veiculado pela imprensa um vídeo tosco, beligerante e personalista no qual o presidente é apresentado como se fosse um leão e o PT, PSOL, PSL, CUT, MST, OAB, ONU, STF e a imprensa as hienas o encurralando, até que chega outro leão (“conservador patriota”) para defender o seu amigo das garras das hienas. Em seguida aparece no vídeo a seguinte mensagem: “vamos apoiar o nosso presidente até o fim e não atacá-lo”. No final do vídeo surge o leão Bolsonaro ruivando: “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos".

Após a viralização do Twitter, muitos especialistas acharam que o teor do vídeo pode significar um recado e uma ameaça para a democracia. Para o advogado Arnóbio Rocha, por exemplo, o clipe “revela algo mais profundo e preocupante. Todas as instituições democráticas são tratadas como inimigas, apenas ele, o Leão, seria o bom, o homem de bem, contra as hienas, animais repugnantes...A família Bolsonaro passou um recado, explícito, de que vai ao ataque, não aceitará que as instituições os enfrentem, como parte do jogo democrático e da convivência em sociedade plural1”. 

Nesse mesmo sentido o articulista Joel Pinheiro da Fonseca entende que "a retórica presidencial e de seu núcleo mais ideológico é uníssona em promover o estado de espírito exaltado que pode servir de preparo a um golpe. Os protestos no Chile e no Equador servem para insuflar seu discurso da ameaça comunista2".

Já o decano do STF, ministro Celso de Mello preferiu a reprimenda e sentenciou: “Esse comportamento revelado no vídeo em questão, além de caracterizar absoluta falta de 'gravitas' e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa e profundamente lamentável de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente e consciente de que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República3”. 

Nessa mesma linha de admoestação o presidente da OAB Felipe Santa Cruz declarou: ,"Ridículo. Melhor que tratar de leões e hienas seria lembrar dos cordeiros que se imolaram no altar da pátria pela democracia. Ao exemplo do Cordeiro de Deus...Hienas são os defensores da ditadura, os arautos do regime que não deixou saudades4”. 

No nosso modesto entendimento e aqui pedimos vênia aos ilustres analistas, o vídeo pode até parecer uma ameaça, pois, apresenta Bolsonaro como um Rei e como tal pode tudo, mas, na verdade não passa de mais uma estratégia de marketing do presidente junto aos seus escassos apoiadores e a tentativa de criar um fato político para tirar de foco as políticas entreguistas, a destruição dos direitos da classe trabalhadoras, o fim das políticas sociais e especilamente desviar as atenções das denúncias que podem lhe comprometer, como, por exemplo, os vazamentos dos áudios do Queiroz que a depender dos próximos pode derrubá-lo do Poder.

Ainda, sobre o vídeo, depreendemos que a expressão “Conservador Patriota” que aparece quando o amigo leão chega para defender o leão Bolsonaro pode ser um sinal do nome de um novo Partido Político que o presidente pretende criar e se filiar, inclusive, para participar das eleições municipais de 2020. 

Mas, não obstante esse nosso entendimento sobre o vídeo, somos da opinião que, realmente, não se pode menosprezar a loucura do presidente e o seu caráter tirano, porém, se ocorrer uma ruptura democrática, ela não será anunciada com antecedência, ademais, Bolsonaro está muito desgastado politico e moralmente, inclusive, junto à tropa de baixa patente, por isso, é difícil tentar um golpe, ele sabe que essas hienas juntas são mais fortes do que meia dúzia de leões e isso sem contar outras hienas que se somadas hoje, passam dos cinquenta milhões e podem derrota-lo facilmente. O Chile é um exemplo! Tanto é verdade, que bastou duas hienas de maiores hierarquia social gargalhear, como foi o caso do ministro Celso de Mello e do presidente da OAB Felipe Santa Cruz, para que o leão Bolsonaro recuasse, ou melhor, enfiasse o rabinho no meio das pernas. 

Logo após as entrevistas do ministro Celso de Mello e do presidente da OAB Felipe Santa Cruz, Bolsonaro, o leão desdentado se acovardou e disse: "Me desculpo publicamente ao STF, a quem por ventura ficou ofendido. Foi uma injustiça, sim, corrigimos e vamos publicar uma matéria que leva para esse lado das desculpas. Erramos e haverá retratação5”. 

Portanto, já se sabe que o leão está desdentado, o que não significa, porém, que podemos nos acomodar, ao contrário, temos que ficar atentos, nunca se sabe o que pode acontcer, até porque, hoje já existe implante e todo cuidado é pouco, aliás, Shakespeare já nos alerta que “a loucura dos grandes deve ser vigiada”. 
















0 comentários:

Postar um comentário