quarta-feira, 23 de agosto de 2017

HÁ SALVAÇÃO SEM A POLÍTICA?

Por Odilon de Mattos Fiulho - 15/08/201
Nos períodos de ditadura o Partido Político e os políticos sempre foram vistos como inimigos dos governos e dos governantes.

Hoje, malgrado o golpe político/jurídico/midiático, podemos, ainda, afirmar que vivemos em uma democracia, pelo menos, sob o ponto de vista do funcionamento das instituições. Porém, paradoxalmente, uma grande parcela da sociedade tem agido de forma contrária à democracia.

Já escrevemos que as manifestações de 2013, não obstante aparentarem meros atos democráticos no quais o povo se rebelou contra a corrupção, a verdade é que essas manifestações resultaram no afloramento do ódio, do preconceito e da intolerância, e sob o ponto de vista político/governamental, o resultado foi outro desastre: o poder central caiu nas mãos de um governante ilegítimo, corrupto, sem respaldo popular e executor, tão somente, dos projetos e dos interesses de uma minoria da casta nacional, em detrimento aos interesses do povo brasileiro e da nossa Nação.

Hoje, a despeito dessas manifestações e da Operação Lava-jato, sabemos pelas pesquisas de opinião pública que a eleição para presidente da república em 2018 deverá ser vencida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Porém, o maniqueísmo que está tomando conta da sociedade e o sentimento coletivo de rejeição aos políticos pode mudar, por completo, esse panorama. 

Não obstante todos os retrocessos pós-manifestações de 2013, há um movimento muito mais perigoso, rasteiro e silencioso que pode ganhar espaço e colocar em cheque a nossa democracia. Ganha força no país, com ajuda da mídia, o discurso da negação da política, ou, o negacionismo, termo que remete a um fenômeno específico que tem lugar após a Segunda Guerra Mundial. E esse discurso já começou a surtir efeito. Vários Prefeitos, valendo-se da insatisfação, da frustração e do desgosto da população com a política, utilizaram esse álibi do “apolítico” para conseguirem seus feitos. É o caso, por exemplo, de Dória em São Paulo e Alexandre Kalil em Belo Horizonte,  dois dos maiores colégios eleitorais do Brasil. E somado a isso tivemos, também, nas eleições de 2016 um alto índice de abstenção de votos, com eleitores que votaram branco, nulo ou que simplesmente não compareceram para votar.

Não temos dúvidas de que todos esses fatores corroboram, sobremaneira, para a tese do negacionismo em curso no Brasil, um fenômeno sociológico perigoso e muito próximo do fascismo.

A propósito, o Economista, André Calixtre asseverou: “..O fascismo, no Brasil, assim como em qualquer outro lugar do mundo, nasce do sentimento de negação da política, seja ela tradicional, seja ela a política futura. É a ideia de que a política não serve como instrumento de melhoria das condições sociais e que é preciso substituir esse espaço. Quando se nega esse instrumento da política — a política no grande sentido do termo —, aparece o discurso do fascismo...Esse discurso é muito difícil de ser interpretado, porque ele é, ao mesmo tempo, conservador e progressista, social e individualista, ou seja, é tudo junto porque, na verdade, ele é um sistema de destruição do sistema político, que aparece no momento em que o sistema político democrático se deteriora. Ao mesmo tempo, o fascismo não é um movimento que está fora de nós, o fascismo está à espreita, é uma forma de regime totalitário que avança na deterioração da democracia e não na superação dela...1
 E é dentro deste contexto, que as forças dominantes do país vão agir no ano de 2018. Podemos afirmar, categoricamente, que essas forças, apoiadas pela “mídia nativa”, já estão preparando seus candidatos “apolíticos”, que usarão a Operação Lava-jato como carro-chefe e núcleo deste discurso.

Não temos aqui a pretensão de profetizar, mas, certamente, três fariseus serão apontados pela direita conservadora como os “apolíticos” salvadores da pátria: o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, o Batman brasileiro, o apresentador de TV, Luciano Huck, o bom mocinho ou o ex-treinador da seleção de vôlei do Brasil, Bernadinho, o homem de sucesso e vencedor.

Eis aqui na nossa humilde opinião o quadro que se avizinha para 2108. Resta para nós, esperar que o povo brasileiro tenha memória, sabedoria e amadurecimento político suficiente para não se deixar levar por esse discurso fácil, aparentemente ético, porém, falso e sorrateiro. Não podemos esquecer que o fascismo é exemplo emblemático desse “negacionismo” da política. A história está repleta desses falsos moralistas!




1 Fonte: http://jornalggn.com.br/fora-pauta/o-discurso-fascista-e-a-negacao-da-politica

2 comentários:

  1. Olha o moralista,que sempre viveu às custas dos cabides de emprego, seja em prefeituras, seja em câmaras municipais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já falei que você é covarde, típico dos fascistas, tanto que utiliza o pseudônimo “Anônimo”, mas de qualquer maneira, obrigado, você lê os meus textos e contribui para o “IBOPE” do meu blog. Para início de conversa sou funcionário público efetivo desde 1995, ou seja, CONCURSADO. E quando ocupei cargos de confiança foi em Arantina e Bom Jardim de Minas. Aliás, solicita às Câmaras Municipais desses dois municípios e elas lhes disponibilizarão as minhas Declaraçôes de Bens que apresentei quando assumi e quando saí dos cargos que ocupei nessas duas cidades. A propósito, esse ato de entregar a Declaração de Bens à Câmara Municipal não é necessário sob o ponto de vista legal, é obrigatório sim, entregar ao Departamento Pessoal da Prefeitura, mas fiz questão de entrega-las aos Vereadores para publicitar o meu ato e porque entendo que os Vereadores devem ter conhecimento dessa Declaração, até mesmo para poder fiscalizar a evolução do patrimônio do servidor quando termina o seu mandato. Nas minhas declarações você observará que meu patrimônio, ao contrário de muitos agentes políticos, diminuiu e não aumentou. Aliás, já lhe adianto que único bem que eu e minha família possuímos é um carro Corsa Classic 2007 e uma parte na casa e em um lote que meu pai nos deixou, MAIS NADA...! Portanto, seu covarde, eu e minha esposa nunca dependemos de cargo público comissionado para sobreviver, somos funcionários públicos CONCURSADOS e não devemos nada a ninguém. E por fim uma pergunta: por que você se esconde atrás “Anonimato” é medo ou é covardia mesmo...? Pelo menos responde, mesmo no anonimato...!

      Excluir