sexta-feira, 4 de novembro de 2011

FORÇA COMPANHEIRO LULA...QUE DEUS LHE PROTEJA...!


"Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se".
Gabriel Garcia Marquez  


Sabemos que as campanhas eleitorais são pautadas por variados embates: são discussões sobre propostas políticas, denúncias sérias, factoides, e as baixarias, como por exemplo, a lamentável campanha preconceituosa contra o candidato Luiz Inácio Lula da Silva e a sórdida tentativa de ligar a candidata Dilma Rousseff ao Projeto de legalização do aborto.


Mesmo que não concordemos com as discussões de baixo nível, não há como negar que as mesmas se tornaram regras nesse período. Contudo, passadas às eleições, essas acusações meramente pessoais e discriminatórias não deveriam fazer parte da pauta política do País, todavia, não é isso que presenciamos.  

No dia 29 de novembro, por exemplo, certamente mais de noventa por cento da população brasileira, foi abalada com a notícia do câncer que acomete o Estadista Lula. 

Evidentemente, que toda essa parcela da sociedade stá manifestando solidariedade ao Presidente. Mas por outro lado, há outras pessoas, inclusive públicas, satirizando e regozijando com o drama vivido por Lula. São declarações maldosas e carregadas de preconceitos, ironias e ressentimentos. Não vamos citá-las aqui, para não criarmos palco para os desprezíveis autores, como por exemplo, os jornalistas da “Veja” Reinaldo Azevedo e Augusto Nunes, a atriz Luana Piovai, e o Presidente da Juventude do PSDB de Santo André. Ademais, todas as desumanas declarações estão à disposição na internet para quem tiver estômago para digeri-las.

Essas nefastas manifestações vão desde as irônicas opiniões de que Lula deveria se tratar no SUS, até as informações aparentemente científicas, mas que na verdade não passam de sarcásticas notícias sobre as causas da doença do Presidente. E aqui - mesmo diante dessa tragédia pessoal - a “mídia nativa” não abre mão do seu obstinado objetivo de tentar desqualificar a imagem do Presidente Lula. Para tanto, procura ligar a sua enfermidade ao vício do cigarro e da bebida alcoólica, ou seja, tenta-se, subliminarmente, passar uma mensagem de que Lula levava uma vida totalmente desregrada.       
                      
Com relação às irônicas opiniões de que o Lula deveria se tratar no SUS, é bom lembrar que somente com o pró-labore que ele recebe com suas palestras mundo afora, é mais do que suficiente para cobrir todas as despesas do seu tratamento em um Hospital particular. Mas afora a frieza dos valores, destacamos um fragmento de um texto da jornalista Maria Inês Nassif, que com precisão rebate esses raivosos fascistas. Diz a jornalista: “A obsessão da elite brasileira em tentar desqualificar Lula é quase patológica. E a compulsão por tentar aproveitar todos os momentos, inclusive dos mais dramáticos do ponto de vista pessoal, para fragilizá-lo. Constrange quem tem um mínimo de bom senso. A campanha que se espalhou nas redes sociais pelos adversários políticos de Lula, para que ele se trate no SUS, é de um mau gosto atroz. A jornalista [Lúcia Hipólito] que o culpou, no ar, pelo câncer que o vitimou, atribuindo a doença a uma “vida desregrada”, perdeu uma grande chance de ficar calada”.

Já a respeito do câncer de Lula, é uma percepção obtusa creditar as causas da doença apenas ao tabagismo e o álcool. A literatura médica nos mostra que outros fatores, inclusive hereditários, podem desencadear esse processo de perda do controle da divisão das células Aliás, nesse sentido o judicioso jornalista Mauro Santayana fez uma balizada análise, dizendo que “...no caso dos homens públicos, as pressões do dia-a-dia e as noites indormidas,  nas duras exigências da política, costumam ser fatais. Essas pressões, quando as saídas se estreitam, podem levar muitos ao suicídio.....Em outros casos, normalmente, essas tensões  são indutoras de enfermidades graves. Em nossa contemporaneidade assistimos ao fim de Teotônio Vilela, Mário Covas, Quércia, José Alencar e Itamar Franco, todos atingidos pelo câncer”. E recentemente, vimos os Presidentes Hugo Chávez, Fernando Lugo, e a própria Presidenta Dilma, passarem por esse sofrimento.

Portanto, não podemos aceitar essas impiedosas e irônicas manifestações contra o Presidente Lula. Nesse momento, é imperioso a solidariedade, ou no mínimo, uma trégua por parte dos adversários do Presidente. Aliás, nesse diapasão o jornalista Luis Nassif,  escreveu: “...É chocante a maneira como algumas comentaristas celebraram a doença de Lula. Até nos ambientes mais selvagens - das guerras, por exemplo - há a ética do guerreiro, de embainhar as armas quando vê o inimigo caído, por doença, tragédia ou mesmo na derrota. Por aqui, não: é selvageria em estado puro”.
 
Assim, e frente a todo esse conflito, só nos resta repudiar, de maneira veemente, esses maldosos comentários, e dizer ao Presidente Lula que o povo brasileiro está em oração para o seu pronto e rápido restabelecimento. Força companheiro Lula...Que Deus lhe proteja!

0 comentários:

Postar um comentário