segunda-feira, 24 de abril de 2023

“A CADELA DO FASCISMO ESTÁ SEMPRE NO CIO”


Por:Odilon de Mattos Filho
É sabido que nestes últimos quatro anos vivenciamos o pior governo desde a proclamação da república brasileira. Um governo comandando por um ex-militar indisciplinado, preconceituoso, misógino, xenófobo e antidemocrático. Um arremedo de ditador!

O desgoverno de Bolsonaro saltava aos olhos, mas ele só conseguiu sustentar o seu mandato graças a um congresso subserviente e as Forças Armadas que mamaram nas tetas do governo até o 31/12/2022, e sejamos honestos, graças também, a uma extrema-direita organizada, fidelizada e apoiada por um enorme exército de fiéis religiosos, especialmente, evangélicos que reverberavam suas bravatas e narrativas nas redes digitais e nos seus cotidianos.

Neste contexto, é fato que o ex-presidente fujão, passou os seus quatro anos de mandato instigando o ódio, a violência e alimentando seus seguidores para a necessidade de um golpe de estado. As tentativas foram muitas e tudo começou com a narrativa de que as urnas eletrônicas não são confiáveis, aliás, esse argumento foi a base de todo seu discurso para uma possível ruptura institucional, chegando ao desplante de realizar uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada para informa-los sobre essa questão das urnas.

Em seguida, no dia 7 de setembro de 2022, Bolsonaro aproveitou-se dessa data cívica para inflamar os seus seguidores que estavam nas ruas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e com o discurso de que não aceitaria mais as decisões do STF e que iria devolver o Poder ao povo levou seus partidários ao êxtase e à crença de que, realmente, haveria a tomada de Poder, não pelo povo, mas, pelos militares.  

A outra tentativa de golpe veio após a derrota nas urnas, dessa feita com bloqueios de estradas e acampamentos ilegais de extremistas em frente de quartéis e de onde foram planejados outros atos terroristas como o que ocorreu no dia da diplomação do presidente Lula, onde um bando que vinha organizado do acampamento em frente ao quartel-general de Brasília transformaram as ruas da capital do país em um cenário de guerra, com carros e ônibus incendiados, explosões, tiros, bombas e um rastro de destruição por onde passaram, impunemente, estes criminosos bolsonaristas.

Depois de mais essa tentativa de golpe, no dia 24/12/2022 três extremistas tentaram explodir uma bomba no aeroporto de Brasília, mas, não conseguiram o seu intento, aliás, um deles Wellington Macedo, rompeu a tornozeleira eletrônica e encontra-se foragido. Detalhe: esse terrorista ocupou cargo no governo de Bolsonaro como assessor da ministra Damares Alves, hoje senadora da república.  Por fim e dando sequência as tentativas de golpe, veio o fatídico dia 08 de janeiro de 2023, data em que os extremistas invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes o crime mais grave cometido contra a democracia. Em sequência e durante as investigações deste caso, a PF descobre na casa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, mais uma tentativa de golpe, desta vez, em um documento no qual estava consubstanciado uma "Minuta de Comissão Reguladora das Eleições”, um instrumento "legal" que decretaria a intervenção no TSE e no STF e se concretizaria o golpe de estado .

Passadas todas essas tentativas e “coincidentemente”, logo após a visita de Lula à China e de sua posição com relação à guerra da Rússia com a Ucrânia, foi vazado para a CNN-Brasil (empresa estadunidense), imagens das câmaras do Palácio da Alvorada sobre o dia da invasão dos prédios dos Três Poderes, imagens essas que estavam sob sigilo de autoridades judiciais, da PF e do próprio GSI. Nessas imagens editadas e/ou cortadas aparece o general Gonçalves Dias, escolhido por Lula para chefiar GSI, andando e aparentemente conversando com os criminosos invasores. Essas imagens, ardilosamente incompletas, pois, não mostraram os outros agentes do GSI, que hoje se sabe são todos ligados a Bolsonaro, custou a exoneração do general e serviu para reforçar a narrativa estúpida da oposição de que essa invasão foi armada pelo próprio governo para se vitimizar e colocar o bolsonarismo sobre suspeita, o que reforçaria, ainda mais, na visão da oposição, a necessidade da criação da CPMI sobre o dia 08 de janeiro, mas que como sabemos, o objetivo dessa investigação parlamentar é tão somente criar uma instabilidade institucional que ao fim e a cabo, poderá resultar em mais uma tentativa de golpe, ou ao menos, paralisar os trabalhos no Congresso Nacional, especialmente, as pautas e projetos de interesse do governo, ou melhor, do povo brasileiro.

Aliás, o vazamento das imagens, exatamente, para a TV CNN-Brasil, não foi uma mera coincidência, pode até caracterizar uma teoria da conspiração, mas os EUA podem estar por detrás desse vazamento, operando internamente como já aconteceu. O fato é que os EUA não engoliram a posição altiva e soberana do presidente Lula em relação à guerra da Rússia e Ucrânia e não ficarão calados diante dessa posição de confronto.

A propósito, e para se ver como esse fato encorajou a oposição, foi noticiado pela coluna “Último Segundo”, do Portal “IG”, que políticos ligados ao PSDB e que integram o bloco de oposição ao governo, consultaram o vice-presidente, Geraldo Alckmin sobre um possível pedido de impeachment do presidente, indagando-o se “toparia assumir o país em caso de afastamento de Lula1”. Veja onde chegou o atrevimento dos tucanos que, aliás, não se diferem muito dos fascistas bolsonaristas, basta lembar do que fizeram com a presidenta Dilma.

Mas, voltando à questão da CPMI, não se pode afastar, também, a grande possibilidade do tiro sair pela culatra, pois, com a liberação pelo STF das imagens sem cortes está sendo desnudada toda argumentação falaciosa da extrema-direita, ficando cada vez mais claro, que Bolsonaro converteu um órgão de estado (GSI) em aparelho de governo e transformou grande parte do Exército em uma tropa de mercenários e tiranos. Aliás, nesse sentido o professor, Michel Gherman sentenciou: "..o Exército deixou de ser Exército e passou a ser uma milícia típica das milícias fascistas2". E tudo isso e muito mais poderá vir à tona com mais clareza na CPMI, inclusive, a possível participação do próprio presidente fujão, de seus filhos, empresários, militares de alta patente e até parlamentares da oposição nesse atentado à democracia. 

Diante deste quadro, nos afigura imperioso que o presidente Lula faça, urgentemente, a desbolsonarização do seu governo, transferindo e/ou exonerando todos os servidores ligados à extrema-direita e levando todos os militares para o lugar de onde nunca deveriam ter saído, dos quartéis e isso passa também, pela revogação do artigo 142 da CF/88 e pelo fim do GSI, que nada mais é do que uma nova versão do macabro SNI de tristes lembranças para o povo brasileiro.

Por tudo isso, entendemos que o presidente Lula precisa, urgentemente, se aproximar, cada vez mais, dos movimentos sociais, populares e sindicais, visto que, são essas forças progressistas que podem fortalecer e garantir a governabilidade, pois, o atual Congresso Nacional, com raríssimas e honrosas exceções de parlamentares, não passa de uma incubadora golpista repleta de fascistas. Por essa razão, lembremos da advertência de Bertolt Brecht:  “a cadela do fascismo está sempre no cio”.

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



1 Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/04/5089225-politicos-sondam-alckmin-sobre-impeachment-de-lula.html
2- Fonte: https://www.brasil247.com/brasil/exercito-deixou-de-ser-exercito-e-virou-milicia-fascista-nos-atos-de-8-de-janeiro-diz-michel-gherman

0 comentários:

Postar um comentário