quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

VOCÊ CONHECE CHICO MENDES E PELÉ?


Por: Odilon de Mattos Filho.

Começo este texto perguntando ao amigo(a) leitor o que você pensaria se o atual presidente da FIFA concedesse uma entrevista e afirmasse que não conhece o Pelé? No mínimo você pensaria que esse homem não vive na terra e está no cargo que nunca deveria ocupar, tamanho desconhecimento da história do futebol e de seu maior símbolo, o inigualável Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. 



Pois bem, nos parece que o atual governo tem um personagem igual a este hipotético presidente da FIFA, trata-se do ministro de Estado do Meio Ambiente Sérgio Salles que assim como outros ministros do atual governo, nos envergonha mundo afora e demonstra, tal como o presidente, o total despreparo intelectual para ocupar o cargo. 


O ministro Sérgio Salles em entrevista ao programa “Roda Viva” no dia 11/02/2019 da TV Cultura, foi o escolhido para enxovalhar a imagem do Brasil e para comprovar que ele nunca deveria ocupar o cargo de ministro do Meio Ambiente. 

Sabedor de que o ministro fará a sua primeira viagem a Amazônia o jornalista Ricardo Lessa perguntou ao ministro Ricardo Salles: “qual a sua opinião sobre Chico Mendes?” E o ministro, pasmem, respondeu assim: “Olha, eu não conheço Chico Mendes. Eu tenho um certo cuidado em falar sobre coisas que eu não conheço”. Continuando suas sandices Ricardo Salles acrescentou: segundo o pessoal do “agro Chico Mendes usava os seringueiros para se beneficiar, fazia uma manipulação da opinião”. Em seguida o jornalista Lessa, disse: “Beneficiar o que? Ele morreu pobre”. E o ministro respondeu: “O fato é que é irrelevante. Que diferença faz quem é o Chico Mendes nesse momento?”. E ato contínuo a jornalista Cristina Serra disse: “Chico Mendes é uma liderança reconhecida pela ONU”. E o ministro fechou com chave de ouro: “Mas a ONU reconhece um monte de coisa errada também1”. 

Não tínhamos dúvidas de que haveria uma enxurrada de críticas frente a essa catastrófica entrevista. O escritor e teólogo Leonardo Boff, por exemplo, foi ao Twitter e escreveu: "saio de meu jejum de twitter para defender o amigo Chico Mendes. O que o ministro Ricardo Salles disse dele, que explorava seringeiros, é pura inverdade. Muitas vezes entrei na mata do Acre com ele. Era um São Francisco moderno: amigo da floresta e apoiava os seringueiros. De grande pureza2". 

Já a filha de Chico Mendes disse: "Meu pai lutou e morreu defendendo essa causa, não obteve dividendos políticos muito menos financeiros, não deixou seus companheiros ou sua família rica, sua causa era exclusivamente em prol dos seringueiros e da Amazônia... Continuando ela acrescentou: "Hoje é muito fácil lutar por uma causa e atingir milhões de pessoas com as redes sociais. Há 30 anos era quase impossível. O que meu pai fez, o que os seringueiros realizaram, ficará marcado na história3”. 

A Deputada Talíria Petrone do PSOL/RJ assim se manifestou: "Chico Mendes foi trabalhador, ativista, líder social, seringueiro, parlamentar, perseguido político, exemplo de luta. Deu sua vida pelo meio ambiente e foi covardemente assassinado pelo sistema. Respeite Chico Mendes, ministro4

Até o vice-presidente Mourão se surpreendeu com tamanha ignorância do ministro e prontamente o repreendeu: "O Chico Mendes faz parte da história do Brasil na defesa do meio ambiente. É história. Assim como outros vultos passaram na nossa história5". 

Mas as asneiras do inculto ministro não param por aqui. Em entrevista à União dos Produtores de Bioenergia o ministro Ricardo Salles demonstra, também, a sua ignorância e retrata a postura de isolamento internacional a que o governo Bolsonaro se autodeterminou, alinhando-se tão somente e de maneira subserviente, às políticas do imperialismo estadunidense, ou seja, se transformando em um dócil e obediente servo do presidente Donald Trump. Nesta entrevista quando o assunto foi o NDC (sigla em inglês para metas determinadas pelos próprios países no Acordo de Paris) foi perguntado ao ministro se “faz sentido falar em imposições quando o governo reconhece que as metas do acordo são criadas pelo próprio país?” Em resposta o ministro disse: “O que eu penso, e acredito que nesse aspecto falo também pelo presidente, é que as nossas posições serão tomadas de acordo com nossos interesses. O que entendermos que for bom para o Brasil, faremos. Aquilo que não estiver alinhado com o que a gente quer, por qualquer razão que seja, nós não faremos. Ah, mas e o que o consenso internacional quer? Ué, vai ficar querendo6”. 

Esse sim é o insignificante e obscuro Ricardo Salles, atual ministro de Estado do Meio Ambiente da República Federativa do Brasil. 

Ahh, antes que nos esqueçamos, vale informar para aqueles que não vivem neste planeta, que Pelé foi jogador do “Santos Futebol Clube”, considerado o melhor do planeta e vencedor do prêmio “Atleta do Século de todos os esportes”, do jornal francês L’Equipe. Já Chico Mendes, barbaramente assassinado em 1988, é uma das maiores referências na defesa do meio ambiente, ganhou em 1987 o Prêmio Global 500 da ONU, que reconhece as personalidades que lutam pelo meio ambiente, além, de ser personagem homenageado de vários documentários e filmes, como por exemplo, “Amazônia em Chamas” de John Michael Frankenheimer. 

E para finalizar, deixamos para o ministro Ricardo Salles uma frase de Chico Mendes que retrata muito bem o seu caráter e a sua luta: “No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade”. 


























































1 Fonte: https://g1.globo.com/natureza/blog/andre-trigueiro/post/2019/02/12/ministro-reconhece-ignorancia-sobre-quem-foi-chico-mendes-e-sobre-o-merito-da-luta-pelo-meio-ambiente.ghtml
3 Fonte: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2019/02/12/filha-diz-que-hipocritas-difamam-chico-mendes-e-chama-ministro-de-leviano.htm?cmpid=copiaecola,
4 Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/declaracao-de-salles-sobre-chico-mendes-repercute-nas-redes-e-gera-reacoes,8b23cc62b493e590f150a4de047bedab9ld77zv3.html    
5 Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/chico-mendes-faz-parte-da-historia-do-brasil-diz-mourao-1-23448158

0 comentários:

Postar um comentário