sexta-feira, 5 de abril de 2013

A ÉTICA DA REDE GLOBO E DO RONALDO “FENÔMENO”


 
"Ética é uma verdade absoluta. Moral, já é uma variável, dependendo da cultura de cada povo".  Tiny Willy

A palavra ética é daquelas expressões que tudo mundo sabe o seu significado, mas é difícil de explicá-la, especialmente, pelas inúmeras formulações teóricas a respeito do tema. De qualquer maneira, buscamos no Dicionário Básico de Filosofia de Hilton Japiassú e Danilo Marcondes a seguinte definição: “Ética do grego ethike diz respeito a costumes, tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre moralidade: a finalidade da vida humana, os fundamentos da obrigação e do dever, a natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral”.

É sabido que depois que Ronaldo “Fenômeno” encerrou a sua carreira de jogador de futebol, ele passou para o mundo business, criando a sua própria agência de comunicação denominada “9ine”. Essa empresa dentre outros trabalhos gerencia a imagem de atletas de ponta como, por exemplo, a de jogadores futebol.

No dia 03 de abril, a Rede Globo de televisão anunciou a contratação de Ronaldo para comandar os comentários das Copas das Confederações e do Mundo. E é exatamente aqui que começam a especulações sobre esse “negócio”, aparentemente normal, mas que na verdade desperta suspeitas com relação ao aspectos éticos, morais e negociais.

Aliás, esse tipo de “negócio” já gerou um grande escândalo no passado. Em 1996, a revista “Placar” em uma brilhante matéria, trouxe à tona o suposto envolvimento comercial de jornalistas e comentaristas esportivos com jogadores de futebol. A reportagem mostra o envolvimento dos jornalistas, Eli Coimbra, Luciano Junior e Octávio Muniz, então funcionários da TV Bandeirantes, que à época eram sócios da Empresa “Sports General Business” que tinha como clientes jogadores de futebol. Esses jornalistas usavam de sua influência para agenciar atletas.

A propósito, o jornalista Maurício Duarte entrevistou o locutor Silvio Luis que de maneira firme fez um paralelo entre esse fato e a contratação de Ronaldo pela Rede Globo. Diz o Silvio Luis: "...Me sentia constrangido  em dividir a mesma emissora com eles. Depois daquela época isso até parou um pouco. Mas no Brasil não se tem mais respeito e ética por nada. Não é ético nem honesto os anunciantes do Ronaldo estarem na Globo. Você acha isso ético? É a mesma coisa que o Wágner Ribeiro [empresário Nymar] comentar um jogo do Neymar".

Com relação a esse caso envolvendo os jornalistas da BAND o desfecho deveria ser um exemplo a seguir. Logo após a reportagem da “Placar” a emissora emitiu uma Nota afirmando que as funções dos jornalistas eram incompatíveis com as de empresários de atletas, por essa razão, a emissora ultimou os repórteres para decidirem continuar como jornalistas da BAND ou empresários de atletas.    

No caso do contrato entre a Rede Globo e Ronaldo, não resta dúvida de que é uma parceria imoral, aético e no mínimo suspeita, pois, as implicações são ainda maiores do que o episódio da BAND. Mas parece que a Rede Globo está pouco se importando como isso, o que nos leva a pensar que pode ter interesses muito maiores nesse “negócio”.

Aliás, o blogueiro e jornalista “Paulinho”, sobre o assunto, escreveu: “...Tem se falado muito sobre a questão ética do contrato celebrado entre a Rede Globo e Ronaldo “Fenômeno”... Porém se esquece que nunca houve ética no relacionamento entre as partes...Ronaldo sempre foi uma espécie de funcionário extra-oficial da emissora, razão pela qual, mesmo distorcendo muitas vezes a notícia, em claro conflito ético e moral, a Globo sempre foi sua porta de proteção e projeção...”

E realmente o jornalista Paulinho tem razão. Quem duvida, por exemplo, que a Rede Globo vai dizer que a empresa “9ine” de Ronaldo é apenas preposto da gigante empresa de comunicação inglesa, a WPP, envolvida na CPI dos Correios sob suspeita de pagar propina a Marcos Valério? Por que a Globo não aprofundou com o seu “jornalismo investigativo” as denúncias contra o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira? Por que a Globo não noticiou que o Presidente da CBF José Maria Marin está sendo acusado de ter fortes laços com a ditadura militar? Evidente que a Globo está se lixando com essas e outras acusações. O que vale nessa espúria parceria entre Rede Globo e Ronaldo ”Fenômeno” são os imensuráveis interesses financeiros. A ética como diriam eles, é coisa para políticos, intelectuais e puritanos.

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