sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O BRASIL COMEMORA DEZ ANOS DE GOVERNOS TRABALHISTAS


"...Para que a distância entre o que hoje realmente somos e o que desejamos ser de fato amanhã seja mais rapidamente encurtada é que devemos lembrar os acertos do decênio que mudou o Brasil".


O Brasil após a ditadura militar, teve a grande chance de se tornar uma nação mais justa, igualitária e democrática. Contudo, após esse período o que presenciamos foram governos comprometidos apenas com os banqueiros, grandes empresários, latifundiários, em fim, com as elites do país.

Com a eleição do “brilhante” sociólogo Fernando Henrique Cardoso e do seu “badalado” PSDB, cujo Estatuto prevê, que “...o Partido tem como base a democracia e a prevalência do trabalho sobre o capital, buscando a distribuição equilibrada da riqueza nacional entre todas as regiões e classes sociais...”(art. 2º), esperava-se que o novo governo fosse realizar as transformações que o país tanto almejava. Porém, com o passar dos anos o que vimos foi à prevalência do capital sobre o trabalho e a total submissão do País ao FMI e ao Consenso de Washington, ou seja, aquele sociólogo marxista e o seu Partido social-democrata se transformaram em fiéis seguidores do modelo neoliberal que levou o país a uma grave crise econômica, financeira e social.

Após o fim da era FHC, e cansado das manipulações políticas e midiáticas, o povo brasileiro resolveu radicalizar e apostar em um governo verdadeiramente trabalhista, e assim, elegeu o sindicalista, Luis Inácio Lula da Silva a Presidente do Brasil, e após o sucesso de seu primeiro mandato o reelegeu e em seguida escolheu a sua sucessora, Dilma Rousseff. Hoje, com os altos índices de popularidades (85%) dessas duas lideranças, podemos afirmar que os brasileiros optaram pelo modo PTista de governar.

Neste contexto, o Partido dos Trabalhadores comemorou no dia 21/02/2013, seus 33 anos de existência e 10 anos à frente do Governo Central, e para tanto, preparou uma grande festa que contou com a participação de militantes, lideranças políticas, intelectuais, jornalistas, o ex-presidente Lula e a Presidenta Dilma Rousseff. E nessa ocasião, foi distribuída uma Cartilha intitulada “O decênio que mudou o Brasil”, cujo conteúdo é mostrar os grandes avanços que aconteceram no país nesses últimos dez anos, e estabelecer comparações entre os Governos neoliberais de FHC e os governos trabalhistas de Lula e Dilma.

Porém, como já era de se esperar, a cambaleante oposição reagiu. O primeiro a espernear foi FHC, e após, veio o raivoso Senador Aécio Neves, que da Tribuna do Senado, sob o slogan "13 fracassos do PT", tentou atacar os governos de Lula e Dilma. No entanto, sua fala não ganhou eco nem na “mídia nativa”, ao contrário, foi categoricamente desmontada por analistas e por vários políticos, como por exemplo, José Dirceu, que assim se manifestou: “Ao falar da tribuna do Senado, ontem, em saúde e educação o senador Aécio Neves (PSDB-MG) fez autopropaganda enganosa. Os tucanos foram contra a redução da conta de energia, o Bolsa Família, o ProUni, a política de cotas raciais e sociais no ensino superior e contra a expansão das universidades. Esquecem de propósito o piso nacional dos professores (que seus governos e o DEM contestaram no STF)... Pela voz do senador mineiro, os tucanos acusam o governo de tornar o Congresso homologador de medidas provisórias (Mps), esquecendo-se de quando à frente do Governo de Minas Aécio governou durante oito anos com leis delegadas (como na ditadura), enquanto no governo do PT as MPs foram regulamentadas segundo proposta da própria oposição”.

Entendemos que por mais que a oposição tente desconstruir os governos trabalhistas de Lula e Dilma, no fundo eles sabem que esses governos, mesmo com vários e graves erros, mudaram positivamente os rumos do País, e os números são incontestáveis, especialmente, se comparados com os dois mandatos de FHC, e isso pode ser observado no sitio http://www.pt.org.br clicando no link download e Cartilha ”O decênio que mudou o Brasil.

Por fim, esperamos que a sociedade brasileira amplie cada vez mais o seu amadurecimento político e tenha consciência de que “o sucesso atual no enfrentamento do secular desequilíbrio social e [a mudança do modelo das políticas sociais e econômica] não expressam sorte ou mesmo encadeamento espontâneo e natural de vontades. Pelo contrário, constitui ação organizada e disciplinada de um Partido [comprometido com o conjunto da sociedade] e da força obstinada de seus militantes e de sua direção”. Parabéns ao PT e aos Partidos da base aliada por 10 anos de governo do povo, para o povo e pelo povo! 

0 comentários:

Postar um comentário