segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

LULA SENDO LULA E SÔNIA BRIDI SENDO A GLOBO

 


Por: Odilon de Mattos Filho

Já é sabido por todos a postura partidarizada e de odiosidade da mídia comercial, em especial da Rede Globo, quando o assunto ou a matéria jornalística se refere ao Partido dos Trabalhadores e/ou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Aliás, sobre essa postura da grande mídia, encabeçada pela Rede Globo, o grande professor de Teoria Política da UFRJ Wanderley Guilherme dos Santos, com sua costumeira precisão, explica didaticamente por que a mídia age dessa forma. Diz o professor:

"...tem uma circunstância peculiar que é o fato de que as empresas jornalísticas têm os interesses empresariais também fora do circuito de informação. E isso cria uma situação muito particular, porque, afinal de contas, os interesses econômicos e empresariais de proprietários de jornais deviam ter suas instâncias de defesa e não utilizar a imprensa para isso. Mas esta é a peculiaridade do Brasil. E é isso o que se mistura com frequência no Brasil: as campanhas políticas desenvolvidas pela imprensa, sob o pretexto de que são questões sequer públicas, mas, na verdade, são interesses privados dos próprios empresários jornalísticos.1"

E realmente assiste razão ao professor Wanderley Guilherme. A empresa dos Marinhos, por meio da Globo Ventures, consegue indicar investimentos milionários para o Grupo. Segundo o Portal Terra, o jornal que cobre o mercado publicitário "Meio & Mensagem" divulgou o ranking “Brand DX” de 2024, e o maior grupo de mídia do país, a Rede Globo, foi avaliado em R$ 9,14 bilhões. Por isso, o Grupo Globo pressiona governos para aplicar as políticas econômicas que interessam aos seus negócios e, para tal, é capaz de tudo, inclusive derrubar governos e liquidar politicamente lideranças que ameacem seus interesses.

A propósito, não se deve perder de vista o que a Rede Globo fez com o presidente Lula durante a Operação Lava-Jato. Esse período é exemplar para demonstrar o modus operandi que a mídia burguesa utiliza para detratar aqueles que se opõem ou tentam colocar em risco seu projeto de hegemonia. Uma edição do Jornal Nacional na época da Lava-Jato durou um total de 53 minutos e 18 segundos, enquanto uma edição normal do programa dura, em média, 30 minutos. Desse total, 42 minutos e 32 segundos foram gastos com material sobre Lula, ou seja, 80% do tempo total do jornal. Somente a narrativa do depoimento tomou 60% da edição, um total de 31 minutos e 41 segundos.

É sabido que o juíz Sérgio Moro foi elevado, pela mídia burguesa, à categoria de grande salvador da pátria e o maior caçador de corruptos de todos os tempos. A Operação Lava-Jato foi tida pela imprensa tupiniquim, especialmente pela Rede Globo, como a “bala de prata” que poderia liquidar a reputação e a vida política do presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores. Contudo, o resultado todos nós sabemos: a Lava-Jato revelou-se a maior farsa jurídica da história do país, e a cobertura jornalística do caso, em especial da Globo, mostrou-se o maior exemplo do jornalismo esgoto praticado no país. Mas, ainda assim, a Rede Globo insiste em legitimar a malfadada operação sempre que possível.

Recentemente, assistimos a mais um drama de saúde envolvendo o presidente Lula. Uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada resultou em duas cirurgias neurológicas. Passado o susto e com alta hospitalar no dia 15/12/2024, o presidente Lula, erroneamente e de certa forma sob pressão emocional, resolveu conceder uma entrevista à experiente jornalista Sônia Bridi, exibida durante o decadente programa dominical Fantástico. Nessa entrevista, vimos um Lula sendo Lula, emotivo e sincero, e a jornalista Sônia Bridi sendo Globo, covarde e sagaz, como de costume.

Em um trecho da entrevista, ou melhor, da emboscada ardilosamente montada pela Globo, Lula relembrou o caso da Lava-Jato e afirmou:

"...Eu vou te dizer uma coisa. Eu defendo que eles [golpistas] tenham a presunção de inocência que eu não tive. Eu quero que eles tenham todo o direito de defesa. Mas, se for verdade as acusações, essa gente tem que ser punida severamente pra que sirva de exemplo ao Brasil...2"

Nesse momento, entra em cena a conhecida sagacidade da Rede Globo, representada pela sua jornalista, que de imediato contradiz o presidente, dizendo:

"Presidente, se o senhor me permite, quando o senhor foi preso e condenado, o senhor passou por várias instâncias da Justiça. O senhor considera que nesse processo todo da Justiça, todas as instâncias, o senhor não teve um direito de defesa?3"

E com um estratégico corte na entrevista, o Fantástico, buscando reforçar a fala de sua jornalista, exibiu imagens das audiências de Lula com o juiz Sérgio Moro como "prova" do direito de defesa, mostrando em seguida outras imagens da famigerada operação Lava-Jato. Com esse corte, o presidente Lula foi impedido de contestar a narrativa da “judiciosa” jornalista.

Em outro momento da entrevista, Lula se exaltou ao criticar as obscenas taxas de juros impostas pelo Banco Central, que claramente jogam contra o crescimento do país. Ao responder sobre a regulamentação da Reforma Tributária, foi surpreendido novamente. Como já era de se esperar, a jornalista, a serviço dos barões da mídia, emendou outra pergunta em tom opinativo:

"O pacote de cortes de gastos foi muito mal recebido nessa semana, né? Subiu o dólar, caiu a bolsa e há uma percepção de alguns analistas de que, com a inflação e sem controlar as contas públicas, isso pode afetar os mais pobres. O senhor acha que o pacote deixou alguma coisa de fora que pode ser incluída? Pode haver algum tipo de ajuste nesse pacote?4"

Evidente que, nas entrelinhas, a pergunta da jornalista expõe o pensamento dos barões da mídia e dos agiotas de plantão que defendem um maior arrocho nos cortes de gastos às custas dos trabalhadores, como sempre fizeram. Nesse contexto, ainda, a Globo, em mais uma edição, censurou o presidente Lula na parte em que ele fala da taxação dos mais ricos. É a Globo sendo a Globo, ou seja, é o PIG (Partido da Imprensa Golpista) a serviço das elites dominantes do país, como diria o saudoso jornalista Paulo Henrique Amorim.

Esse fato demonstra, mais uma vez, que a política de conciliação com o inimigo apenas fortalece o adversário. Lula não precisava passar por esse constrangimento, especialmente no momento em que a entrevista ocorreu. Aliás, assiste razão à jornalista Hildegard Angel quando afirmou:

"A falta que faz uma assessoria de comunicação técnica e responsável para agendar e definir as entrevistas a serem concedidas por Lula.5"

Por fim, algumas reflexões se impõem nesse caso: como uma concessão pública (TV Globo) edita uma entrevista exclusiva com um Presidente da República de maneira a prejudicá-lo e não há nenhuma nota oficial do governo ou qualquer tipo de reação contra essa abjeta postura? A resposta aqui é falta de regulamentação dos meios de comunicação e o medo de enfrentar os barões da mídia. Por outro lado, por que o presidente Lula concedeu essa entrevista em um momento delicado de sua saúde, sabendo o reiterado posicionamento malevolente da Rede Globo e da grande mídia em geral contra a sua pessoa e o seu governo? Com relação a essa pergunta, a resposta pode ser a seguinte: há tempos que o presidente Lula e parte da esquerda brasileira estão tomados pela "Síndrome de Estocolmo" frente a seus algozes midiáticos. Todos para o divã, imediatamente!













1Fonte: www.fup.org.br/entrevista.php?id.=10
2Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-midia/globo-usa-tom-critico-e-questiona-lula-sobre-lava-jato-e-juros/https://www.poder360.com.br/poder-midia/globo-usa-tom-critico-e-questiona-lula-sobre-lava-jato-e-juros/
3Fonte: ttps://www.poder360.com.br/poder-midia/globo-usa-tom-critico-e-questiona-lula-sobre-lava-jato-e-juros/https://www.poder360.com.br/poder-midia/globo-usa-tom-critico-e-questiona-lula-sobre-lava-jato-e-juros/
4Fonte: ttps://www.poder360.com.br/poder-midia/globo-usa-tom-critico-e-questiona-lula-sobre-lava-jato-e-juros/https://www.poder360.com.br/poder-midia/globo-usa-tom-critico-e-questiona-lula-sobre-lava-jato-e-juros/
5Fonte: https://www.brasil247.com/midia/o-coiso-e-que-estava-certo-ignorando-a-globo-diz-hildegard-apos-emboscada-contra-lula

0 comentários:

Postar um comentário